Implantação
Última atualização: 17 de abril de 2025
Controladoria
Última atualização: 30 de abril de 2025
Analytics
Última atualização: 26 de fevereiro de 2025
Apuração de Resultado
Última atualização: 7 de abril de 2025
Ferramentas de Produtividade
Última atualização: 13 de fevereiro de 2025
Configurações
Última atualização: 2 de maio de 2025
Perguntas frequentes (FAQ)
Controller 360
- Esqueci a senha do Controller, clico em “ Esqueci minha senha” e não recebo nova senha.
1. Verifique se o e-mail informado está correto;
2. Verifique o lixo eletrônico;
3. Verifique se tem algum bloqueio no e-mail;
4. O Domínio de e-mail pode estar sendo bloqueado pelo servidor;
- Como o Novo Usuário terá acesso ao Sistema?
Acessar através do Link https://portal.controller360.com.br/
- Ícones da página do Controller não estão aparecendo
Verifique a conexão com a Internet, excluir cookies, reiniciar a máquina.
- Controller não abre. Carrega até 100%, para e não abre
Siga os Passos abaixo:
1. Limprar histórico, cookies e caches;2. Fazer testes em outras máquinas;
3. Se a falha persistir, acessar o micro para analisar o desempenho, configuração da máquina, processador, etc. Como o Controller demonstra gráficos e apresentação, é utilizada tecnologia (acelerador) para melhor desempenho. Porém, em alguns casos, pode ocorrer esse erro (são poucos), pelo fato do processador da máquina não comportar essa função. Importante ressaltar que isso ocorre em máquinas mais antigas.
Temos uma "versão" sem essa função para que o Controller funcione.
Utilize o domínio https://portalcom.controller360.com.br - erro: “Ocorreu uma falha Local”, micro não carrega página do Controller 360
Siga os Passos abaixo:
1. Limprar histórico, cookies e caches;2. Fazer testes em outras máquinas;
3. Se a falha persistir, acessar o micro para analisar o desempenho, configuração da máquina, processador, etc. Como o Controller demonstra gráficos e apresentação, é utilizada tecnologia (acelerador) para melhor desempenho. Porém, em alguns casos, pode ocorrer esse erro (são poucos), pelo fato do processador da máquina não comportar essa função. Importante ressaltar que isso ocorre em máquinas mais antigas.
Temos uma "versão" sem essa função para que o Controller funcione.
Utilize o domínio https://portalcom.controller360.com.br
Controladoria
- Diferença nos Valores de Perda/Quebra e Consumo entre o VRMaster e VR Controller
VR Master demonstra o custo médio com imposto e o Controller 360 demonstra somente o custo médio.
- “Erro: Metrica/Painel/OutraMargem/Get: TypeErrror: Failed to fetch Evento: Filtrar
Configurações / Indicadores
Ir nos indicadores, configura-los e salvar (não precisa fazer nenhuma alteração). - Métricas não está atualizando Meta de Contribuição e Limite de Compra
Neste caso é necessário recalcular o orçamento. Provávelmente o orçamento tenha sido elaborado com muita antecedência.
- DDV / Porcentagem de Variação de Estoque zerado no Métricas
1. Verifique se foram realizadas as Consistências do PDV;
2. Verificar se houve expediente no dia anterior pois o VR Master não carrega saldo de estoque se não houver movimentação.
- Valor de Vendas no Master diferente do Controller – Monitoramento Comercial
Estas divergências podem acontecer quando alguns processos não foram respeitados.
Siga os passos abaixo para verificar:1. Verifique se a quantidade de mercadológicos no VR Master estão iguais ao do Controller 360. Se estiver faltando algum mercadológico, será necessário atualizar eles, Click aqui
2. Faça uma atualização manualmente do Monitoramento Comercial, Click Aqui e saiba como fazer isto. Caso as informações ainda não estiverem aparecendo, siga o passo 3.
3. Depois de ter seguido os passos 1 e 2 e as informações estiverem faltando, provavelmente não foi feito a consistência de algum dia do mês.
Click aqui para verificar as consistência .4. Depois de ter feito a(s) consistência(s), siga o Passo 2 novamente para trazer as informações novas.
- Falta mercadológico no Monitoramento Comercial
Quando um mercadológico está faltando, precisamos analisar alguns fatores.
Siga os passos abaixo:1. Verifique se todos os Mercadológicos que constam no VR Master também estejam no Controller 360.
2. Verifique se o Usuário tem acesso aquele Mercadológico, caso ele já tenha acesso, vá para o passo 3.
3. Faça uma atualização manual dos mercadológicos: Para saber como fazer a atualização, Click aqui
- Como alterar o Nível de Mercadológico no Monitoramento Comercial?
Click em Configurações / Parâmetros - Mercadológico Nível - alterar para o nível desejado: 1,2 ou 3.
* Lembrando que após alteração precisa sincronizar os Mercadológicos, se o orçamento estiver calculado deve se calcular novamente.
- Não consigo acessar o Monitoramento Comercial!!!
Provavelmente o Usuário em questão não tem acesso aos mercadológicos.
Para saber como liberar os acessos, Click aqui - Meta do mercadológico fica com quase todo o valor do dia e alguns com participações menores ficam negativos.
Isso pode ocorrer devido aos dias que não tem expediente (aos domingos e feriados) e, na busca por dia da semana para diarizar o Orçamento, o Controller não “encontra” dados, então retorna zerado. O orçamento é editado e, por “falha” do sistema, as participações dos menores mercadológicos ficam negativas.
Desenvolvedores trabalhando para resolver esta falha.
- Diferença na Margem Média no auxiliador do Orçamento e margem apresentada no detalhar orçamento e Métricas
São Margens para finalidades diferentes;
Para cálculo da Margem (Média) no momento de Criar o orçamento o Controller informa a média dos últimos dois meses ou o cliente também pode informar a margem desejada. Essa margem é utilizada para cálculo do Ponto de Equilíbrio .
Quando passamos para a próxima rotina, que é Calcular o Orçamento, o Controller com base no histórico faz o rateio da meta de Vendas por mercadológicos e na sequência por dias, respeitando a sazonalidade do período, definindo assim nossa margem.”
Caso queira manter a margem informada no auxiliador do Orçamento, pode alterar na rotina "editar orçamento" (alterar porcentagem CMV).
Para maiores detalhes, Click Aqui - Como Exportar o Planejamento Estratégico para o VR Master?
- Não consigo “Criar” o orçamento e não carrega os dados no auxiliador do Planejamento.
Isto acontece quando o Sincronizador está desligado (Fechado). Provavelmente a luz amarela no canto superior direito esteja piscando.
Siga as etapas abaixo para corrigir isto:1. Abra o VR Sync360 que deve estar instalado no servidor de aplicativos, deixe-o minimizado. Se mesmo assim continuar dando erro, será necessário reinstalar o sincronizador (VR Sync 360). Chame o Suporte especializado para fazer isto.
- Real Time – Meta diária com valor muito abaixo do praticado
As metas são calculadas de acordo com o mesmo período do ano anterior, respeitando os dias da semana e a sazonalidade, trazendo os valores muito próximo da realidade daquele período. Quando estas metas ficam muito abaixo, pode ser que não tenha encontrado histórico de 1 ano para processar estas informações, por isto acaba dando esta divergência nos valores das metas.
Neste caso é necessário editar estas metas manualmente.
Para saber como editar as metas por dia, Click Aqui - Real Time com erro: “NÃO APRESENTA META DE VENDA”.
Verifique se já foi feito o Orçamento (Planejamento Estratégico).
Para verificar, acesse: Controladoria / Orçamento(Planejamento Estratégico), veja se o mês atual foi feito o planejamento. Caso queira saber como fazer o Orçamento (Planejamento Estratégico), click aqui
- Real Time está apresentando erro: “Exception While Reading From Stream”
Este tipo de problema pode acontecer devido a lentidão da conexão na hora de trazer os dados.
Para saber com precisão o real problema, abra primeiro algumas telas de relatórios como: Métricas (Controladoria/Métricas) ou qualquer relatório dentro do Analytics. Se estes relatórios apresentarem lentidão ao abrir, significa que o seu servidor (Banco de Dados) está com problemas de conexão. Caso estes relatórios estejam funcionando perfeitamente em termos de velocidade, significa que estamos com lentidão apenas nas tabelas de dados do PDV.
Neste caso, é necessário acionar o suporte VR Master. - Real Time apresenta erro: “Internal Server Error”
Este tipo de erro acontece quando o Usuário não tem permissão de acesso a um determinado Mercadológico.
Para saber como ajustar a permissão de acesso do mercadológico click aqui - Real Time não carrega as informações
Veja abaixo as possíveis causas:
1. Verifique se a conexão com o servidor está funcionando;
2. Verifique se o Concentrador (VR Master) está funcionando;
3. Verifique se o Usuário tem a permissão de acesso correta dos mercadológicos;
- Por que a Margem Média do (Orçamento) não é a mesma Margem de Contribuição do Métricas?
Para saber com detalhes da Margem Média (Orçamento) vs Margem de Contribuição (Monitoramento Comercial) ou (Métricas)
Click Aqui - Como é feito o Cáculo do Limite de Compras?
O Limite de Compras é responsável por calcular de forma flexível (venda maior, poder de compra aumenta, venda menor, poder de compra diminui) os limites de compras por mercadológicos.
Para saber como é Cálculado, Click aqui
- Como Ativar o Workflow do Limite de Compras?
Quando exportamos o Limite de Compras para o VR Master, precisamos garantir que o Comprador não vai exceder este limite.
Neste caso, precisamos ativar as travas que vão fazer este serviço automaticamente garantindo que não haja excesso de compras.Para saber como ativar estas travas,
Click aqui - Como é feito o cálculo de estoque em ddv no Controller 360?
O Controller 360 não calcula DDV, ele busca no Master já calculado.
A fórmula de cálculo no VR Master é: (SaldoEstoque / QuantidadeVendaMedia) = DDV - Por que o Real Time não está aparecendo os resultados?
O Real time só vai conseguir processar os dados depois de ter feito o orçamento. Para saber como criar um orçamento click no link aqui ;
Caso já tenha feito o orçamento dentro do período atual e o Real Time não estiver funcionando ainda, verifique se o sincronizador está conectado corretamente ou se ele foi fechado por acidente.
- Como dar uma Carga Manual?
- Como Conferir os Dados do Controller vs VR Master?
Analytics
- Análise de Fornecedores – Não está constando o valor de devolução
Dentro do VR Master, verifique nos parâmetros de Devolução de Vendas nas Configurações de Entrada e Saídas.
- Análise de Compras não carregam as informações
Se atentar ao período da análise, selecionar o mercadológico e clicar em filtrar.
Apuração de Resultado
- Como Visualizar o Plano de Contas (Tipo Entrada) no VR Master
Para visualizar o Plano de contas (Tipo Entrada) no VR Master
Click Aqui - Como fazer a Conferência do Demonstrativo Financeiro com o VR Master? [Dinheiro]+[Cartão Crédito]+[Cartão de Débito] e outros
EXISTEM DUAS FORMAS DE APURAR O RESULTADO FINANCEIRO, POR DATA DE VENCIMENTO E POR DATA DE PAGAMENTO.
Para fazer a Conferência do Demonstrativo Financeiro com o VR Master click no link abaixo e siga os passos.Click Aqui para ver todo o Passo a Passo.
- Por que o Demonstrativo Gerencial e Financeiro estão Zerados?
Quando isto acontece, significa que houve algum problema na hora de importar os dados do VR Master.
Click Aqui para ver com detalhes como corrigir isto.
Configurações
- Esqueci a senha, como devo proceder?
Acesse o portal do Controller 360 através do link https://portal.controller360.com.br/
Utilize seu email cadastrado para Logar no Controller 360, em seguida click em "Esqueci minha senha"
- Quem faz inclusão de novos Usuários?
Qualquer usuário que tenha Administrador como Permissão de Acesso.
Saiba como incluir um usuário, click aqui